
CW não é dificuldade,
mas sim uma oportunidade
A Maratona QRS 10
A telegrafia é uma arte, um legado histórico que remete aos primeiros contatos estabelecidos por radioamadores no mundo. Desejamos que essa chama nunca se apague.
A Maratona QRS 10 é a porta de entrada para você treinar o CW. Cada etapa é como um treinamento, te preparando para outros concursos nacionais e até internacionais.
Para os mais experientes é uma oportunidade de ajudar e incentivar essa modalidade, experimentar operações QRP, além de fazer novos grandes amigos telegrafistas.

O que é a Maratona QRS 10?
Nosso objetivo é manter viva a essência do código Morse no radioamadorismo, promovendo a prática e o engajamento entre radioamadores de todo o mundo.
Com uma maratona mensal em CW de baixa velocidade, realizada nas bandas de 10, 15 e 40 metros, oferecemos uma oportunidade acessível para aprender, evoluir e celebrar essa arte que nos une.
Junte-se a nós e faça parte deste encontro global dedicado aos apaixonados pelo CW!
LEMBRE-SE:
Concurso somente na modalidade CW em baixa velocidade (até 15 ppm)
Cada etapa tem 5 horas de duração, com início às 18:00 - 23:00 (UTC)
A etapa BÔNUS terá 8 horas de duração, com início às 15:00 - 23:00 (UTC)


Quem pode participar?
Pode participar qualquer radioamador devidamente licenciado e que utilize uma estação com a potência de acordo com a sua classe.
Com isso será preciso de alguns itens bem importantes, que vale para qualquer concurso (contest) de radioamadorismo são eles:
-
Transceptor que transmita em CW que trabalhe na frequência entre 28.000 à 28070MHz, 21.000 à 21.070 e 7.000 à 7047MHz.
-
Uma antena para a banda dos 10m, 15m e 40m.
-
Um manipulador de telegrafia (ou faça o seu)
-
Um programa para marcar os contatos de forma digital (N1MM, DXLOG, Web-Logger e etc) pode ser um aplicativo como o Cq Logs (android) ou acesso à internet para registrar os contatos diretamente na plataforma HamPass
Existe também a alternativa de usar uma interface que liga o computador ao radio, esse dispositivo pode fazer a transmissão automática do código morse, como a chamada "CQ" - mas não a decodificação da recepção - isso é proibído - Essa interface é comumente usada em grandes concursos de telegrafia, mas não recomendamos esse tipo de dispositivo para quem está começando. Use a mQRS10 para treinar!
Como participar?

Para participar é muito simples. Basta ligar o seu equipamento no dia e na hora da Maratona QRS 10, você vai precisar de:
-
Ler atentamente o regulamento;
-
Escolher uma das categorias para participar;
-
Ter um programa para marcar e gerenciar seus contatos (LOGs);
-
Procurar estações que estão fazendo chamada geral (CQ) da maratona e fazer contato com elas, ou;
-
Achar uma frequência livre e chamar CQ, e aguardar ou outros participantes contatarem você.
Ganha a competição quem fizer o maior número de pontos válidos durante as doze etapas de cada ano.
Atenção!
A escolha da categoria é muito importante! A classificação dos operadores e a premiação é separada por elas, por isso, evite mudar de categoria ao longo das etapas.
Como fazer o QSO
O contato em um concurso em CW segue basicamente o mesmo padrão. Confira abaixo um modelo de contato, veja a seguir um simples modelo de QSO.
OP 1: CQ MQRS DE PY2ATR TEST
OP 2: PY2WQ
OP 1: PY2WQ DE PY2ATR 599 SP TU
OP 2: PY2ATR DE PY2WQ 599 SP TU

Ouça o áudio desse QSO. Tente achar a diferença com o modelo.
Participe também como radioescuta!
Além de entrar do concurso caçando estações e chamando CQ, você pode participar como radioescuta, também conhecido como SWL.
Essa categoria pode ser utilizada por qualquer pessoa que tenha um radio receptor.
Não precisa ser radioamador para participar, essa é uma oportunidade para entusiastas do morse, grupos de escoteiros, ou mesmo para treinar o CW.
Para participar basta acessar o link abaixo e preencher o formulário com os contatos recebidos e enviar para a nossa comissão organizadora.


Envio do log
O LOG é o registro do contato, para que ele tenha validade, ambas as estações precisam anotar as informações como: data, hora, banda e RST e exchange. O envio dos logs, agora, é feito excusivamente pela plataforma HamPass, em até 7(sete) dias depois da etapa.
Antes do envio verifique se o exchange está correto e se a hora (UTC) está correta.

.jpeg)


